domingo, 31 de julho de 2011

Menos Sal, Mais Vida
Os brasileiros estão consumindo em média 12 gramas de sal por dia, segundo o Ministério da Saúde. É mais que o dobro do limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, 5 gramas diários, incluindo o sal dos produtos industrializados.
O sal é rico em sódio e, quando consumido em excesso, provoca o aumento da pressão arterial. Outra conseqüência do uso abusivo de sal é o aumento de peso. Para eliminar apenas um grama de sal que retém cerca de 200 mililitros de água no nosso corpo, o organismo precisa de até três dias. Portanto, o corte de calorias em uma dieta não resolve muito, se o consumo de sal for acima do necessário.
Pesquisas apontam também que o sódio em excesso favorece o bronco espasmo, uma condição na qual a musculatura dos brônquios fica contraída, o que dificulta a respiração. Quando há abuso crônico, a tendência é que os brônquios fiquem nessa situação constantemente.

Para reduzir o consumo de sal
Evite sempre que puder comer embutidos, salgadinhos, alimentos e temperos industrializados;
Substitua o sal por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho;
Ao temperar saladas dê preferência a azeite e ervas secas;
Nunca tenha um saleiro à mesa;
Compre sal marinho ou sal light em vez do sal tradicional. O primeiro tem outros nutrientes que fazem bem ao organismo e o segundo, por levar cloreto de potássio, tem menor teor de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário