Seu tempero e sua prosa
Sem discutir as dúvidas que a história nos impõe quanto à origem do brioche, a salgadeira e confeiteira Maria Helena Lima, a popular Branca nos apresentou uma deliciosa receita desse delicado pãozinho fermentado.
“Sei que o brioche é de origem francesa e é um dos pães mais especiais para mim, devido a sua maciez, aroma e sabor. É uma excelente opção para café da manhã ou lanches à tarde”, afirma Branca.
Com boa vontade e carinho, ela abre sua cozinha e nos revela uma de suas receitas preferidas ao longo dos seus 28 anos de profissão.
Brioche de Palmito
Porção: 50 brioches pequenos
Custo: Baixo
Tempo de Preparo: 2 horas
Massa
15 g de fermento biológico; 1 colher (sopa) de açúcar refinado; 30 g de manteiga; 4 colheres de óleo; 1 ovo, 1 xc (chá) de leite em temperatura ambiente, sal a gosto; 3 xc de trigo.
Recheio
2 dentes de alho bem picadinho; 1 colher (sopa) de azeite; 1 vidro de 500 g de palmito; 1 copo de requeijão cremoso
Acabamento
2 gemas para pincelar
100 g de queijo parmesão ralado
1 molho pequeno de salsinha bem picadinha
Modo de preparo
Massa
Misture o açúcar com o fermento até dissolver. Acrescente todos os outros ingredientes e sove delicadamente a massa até soltar das mãos. Se precisar, coloque mais farinha de trigo aos poucos.
Deixe a massa descansar por 15 minutos. Comece a modelar os brioches abrindo uma pequena porção de massa na palma da mão. Recheie e feche dando um formato redondo. Coloque dentro de uma forma de empada untada e enfarinhada. Faça uma pequena bolinha de massa e coloque em cima do brioche já enformado. Pincele com as gemas. Salpicar o parmesão ralado misturado com a salsinha. Assar em forno médio por um tempo de 15 a 20 minutos.
Dicas de Prosa com Tempero: Você pode eliminar o recheio ou variá-lo de acordo com o seu gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário